Numerosos estudos vieram a confirmar que a cirurgia às cataratas não só traz uma melhoria significativa na visão como também melhora a função mental. As pessoas que têm cataratas também podem sofrer de um importante deterioro cognitivo.

Existem estudos que evidenciam que a uma má visão se associa a uma menor capacidade cognitiva e quem foi operado de cataratas apresentou um deterioro mental mais lento.

Não se sabe ao certo porque é que os problemas visuais afetam no deterioro cognitivo. Pensa-se que os problemas derivados da má visão, como o isolamento, tristeza, depressão e falta de exercício físico possam contribuir para o deterioro cognitivo.

Não há dúvida que a cirurgia às cataratas vai dar às pessoas melhor visão aumentando a qualidade de vida, independência e vai manter a pessoa ativa e mais feliz. Alguém com problemas de visão tem medo de caminhar ou passear e impede-lhe de manter-se ativa. O isolamento, a tristeza e a vergonha são os principais motivos pelas depressões profundas dos nossos idosos.

 

Importância da visão dos idosos

Proporcionar a melhor visão possível às pessoas idosas só traz benefícios, por isso é de profunda tristeza quando associam a má visão de um idoso à idade e que é pouco relevante a sua visão se mentalmente está debilitado ou incapacitado. Doentes com demência ou com Alzheimer são postos de parte ou desprezados no que respeita ao seguimento das consultas visuais. É de extrema importância que estas pessoas vivam com dignidade e mesmo que elas não colaborem numa consulta visual, existem métodos objetivos para saber qual a dificuldade visual e, posteriormente, prescrever a melhor solução ótica, seja por óculos ou por ajudas de baixa visão. Às vezes, simplesmente mudar a graduação dos óculos representa uma enorme diferença na vida de uma pessoa com dificuldades visuais. Quase 40% das pessoas com mais de 78 anos usam prescrição que já não lhe serve.  Se a cirurgia à catarata é necessária, devemos pensar que é um procedimento ambulatório e seguro. Pode melhorar em muito a vida das pessoas e fazer com que elas colaborem nas atividade diárias.

 

 

Melhorar a visão tem também outro motivo:

  • Reduzir as quedas e as cirurgias daí derivadas;
  • Quem sofre de cataratas tem quatro vezes mais dificuldade em conduzir; Melhorar a visão dos condutor é primordial para diminuir os acidentes de transito.
  • Melhora a visão noturna;
  • Melhora a qualidade de vida.
  • Estimula a leitura, manualidade, jogos de mesa e interação nas tarefas de casa.

 

Se tem ou algum familiar apresenta cataratas deve aconselhar-se com o seu Oftalmologista na possibilidade da cirurgia.

Deve realizar consultas anuais com o seu Optometrista e sem tem algum familiar acamado, em lares ou que tem impossibilidade de dirigir-se a um consultório, existem profissionais que realizam consultas ao domicílio.