VISÃO E A SUA RELAÇÃO COM OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Publicado em 20 de maio de 2024 às 11:32

O olho é uma extensão do cérebro

Qualquer disfunção que dificulte a visão e o processamento visual resulta num problema de aprendizagem.

Dificuldades na leitura, escrita e matemática podem ser derivadas de uma anomalia visual.

Estima-se que aproximadamente 60% do cérebro tem funções vinculadas ao processamento e percepção visual. Por isso, qualquer condição que impeça a visão e o processamento da informação visual deriva num problema de aprendizagem e de comportamento.

Hereditariedade

A hereditariedade é uma factor de risco associado aos problemas de aprendizagem e visão. Durante o desenvolvimento, o feto está exposto tanto a influências positivas como negativas. O estado emocional e o físico é transmitido ao feto durante a gravidez, daí a importância de informar ao Optometrista toda a história clínica para detetar possíveis problemas no sistema visual e intervir desde muito cedo para possibilitar à criança, todas as possibilidades para uma aprendizagem feliz.

Sintomas

A primeira avaliação visual deve ser aos 6 meses de idade e a seguinte antes de começar o pré-escolar. Há determinados sintomas e sinais oculares que os pais, cuidadores e professores não devem desvalorizar já que podem indicar dificuldades visuais e, consequentemente, derivam problemas de aprendizagem. Estes incluem, dor e inclinação da cabeça, o esfregar os olhos, tapar um dos olhos, o lacrimejar, olhos vermelhos etc. 

Existem depois outros sintomas mais difíceis de perceber que podem e devem ser detetados na aula ou fora da aula, associados a  problemas visuais,  e que merecem cuidadosa atenção, como, ler as letras ou palavras ao contrário, ler muito lentamente, saltar palavras ou linhas, dificuldade em estar quieto na cadeira, dificuldade em manter a concentração e a atenção, erros ortográficos, dificuldade em colocar números numa coluna ou linha, dificuldades de equilíbrio ou na prática desportiva, etc.

Diagnóstico

O diagnóstico de problemas refractivos como a miopia, a hipermetropia ou o astigmatismo melhoram de uma forma rápida e fácil a sintomatologia. No entanto, avaliar, mais profundamente, é fundamental para chegar a um correto diagnóstico já que a simples correção ótica não trata os problemas de visão binoculares, como as disfunções na convergência, desvios oculares latentes ou os problemas oculo-motores.

Optometristas especializados em problemas de aprendizagem e de comportamento são capazes de ajudar crianças, jovens e adultos em conseguir um correto e equilibrado funcionamento do sistema visual para que todos tenham a oportunidade de aprender e realizar o seu trabalho com menos esforço e stress. 

Tratamento e Prevenção

Se existe alguma condição que impede o correto desenvolvimento visual, compromete o equilibrado desenvolvimento cerebral. Recalca-se que mais de 50% do cérebro é usado pelo sistema visual e todas as funções cerebrais estão interconectadas para produzir um correto resultado. Desta forma é imprescindível, que optometristas, pediatras, médicos, psicólogos, terapeutas e professores trabalhem em conjunto e promovam o bom desenvolvimento visual para conseguir uma melhor saúde física, mental e uma aprendizagem mais feliz e serena.

O tratamento vai depender da condição mas mesmo que não exista um problema real deve-se treinar e proporcionar todas as condições essenciais para que a visão seja o mais ótima possível tanto no ambiente familiar como escolar.