A retinopatia diabética (RD) é uma complicação microvascular do diabetes mellitus que afeta a retina, a camada de tecido na parte posterior do olho responsável pela captação da luz e pela formação de imagens. Esta condição é uma das principais causas de perda de visão em adultos em idade ativa e pode ser progressiva, levando a danos graves se não for diagnosticada e tratada precocemente.
A retinopatia diabética ocorre quando altos níveis de açúcar no sangue causam danos nos pequenos vasos sanguíneos da retina, provocando microaneurismas, hemorragias retinianas, edema macular, exudados e neovascularização.
Vejamos como mais detalhe cada uma das alterações:
- Microaneurismas: São pequenos inchaços nas paredes dos vasos sanguíneos da retina, sendo um dos primeiros sinais de RD.
- Hemorragias Retinianas: São pequenos vasos danificados que se podem romper, resultando em hemorragias intrarretinianas.
- Edema Macular: Consiste na acumulação de líquido na mácula, a parte central da retina responsável pela visão central e detalhada.
- Neovascularização: É o crescimento anormal de novos vasos sanguíneos frágeis que podem romper-se e causar hemorragias significativas, caracterizando a retinopatia diabética proliferativa, uma fase mais avançada da doença.
Foto retirada de www.raleighop.com
Quais os sinais e sintomas da RD?
Os sinais e sintomas vão depender da gravidade e do estágio da doença. Destacam-se os principais:
- Visão Turva: Pode ser um dos primeiros sintomas e está frequentemente associada ao edema macular, onde a acumulação de líquido na mácula compromete a visão central.
- Manchas ou moscas: Hemorragias menores na retina podem causar a presença de manchas escuras ou flutuadores na visão, descritos como pequenos pontos ou filamentos que parecem flutuar no campo visual.
- Diminuição da Acuidade Visual: A progressão da RD pode levar a uma perda gradual da nitidez visual, dificultando tarefas como ler ou conduzir.
- Perda Súbita de Visão: Nos casos mais graves, uma hemorragia vítrea ou o descolamento da retina, causados por neovascularização, podem resultar numa perda súbita e significativa da visão.
Qual o seu impacto Mental e Cognitivo
Embora os sintomas visuais sejam os mais evidentes, a retinopatia diabética também pode ter um impacto significativo na saúde mental e no bem-estar geral dos pacientes. As alterações visuais vão alterar o dia-a-dia do doente levando-o progressivamente à dependência e isolamento.
A ansiedade e Depressão pela perda de visão ou o medo de perda de visão pode levar a sentimentos de ansiedade e depressão. Estudos, como o publicado na Diabetes Care, indicam que pacientes com RD têm um risco alto de desenvolver distúrbios depressivos devido ao impacto na sua qualidade de vida e independência.
Também é visível o impacto nas Alterações Cognitivas. Há evidências de que a RD e a hiperglicemia crónica estão associadas a um declínio cognitivo. Um estudo no Journal of the American Geriatrics Society sugere que a microangiopatia cerebral, semelhante à que ocorre na retina, pode contribuir para alterações cognitivas, afetando a memória, a atenção e outras funções executivas.