Um dos aspectos comuns nos adolescentes é a sua tendência em adormecer e acordar tarde. Será que o fazem para irritar ou provocar os pais? A evidência diz-nos que a causa da privação do sono entre os adolescentes é fisiológica, embora aproveitem esta situação para se afirmarem e mostrarem a sua rebeldia.
O adolescente necessita em média 9-10 horas de sono mas estudos indicam que dormem duas horas menos do que as crianças e adultos. Este facto acarreta consequências tanto para a saúde física e mental como para a memória e aprendizagem.
Quem regula o estado de sono e vigília, ciclo circadiano, é a glândula pineal através da melatonina que induz a relaxação e o inicio do sono. A melatonina é segregada na ausência de luz o que explica a sua localização perto do quiama ótico (zona onde as fibras óticas proveniente da retina se cruzam).
Para além da luminosidade, o ciclo circadiano gera-se de forma automática através dos processos fisiológicos, neurológicos e genéticos.
A adolescência é uma etapa fundamental do ser humano e que marca a transição da infancia à idade adulta com numerosas alterações emocionais, sociais e cognitivas. Nesta fase ocorre também a maturação da glândula pineal alterando o ciclo circadiano e o relógio interno do corpo fazendo com que se tenha sono e se acorde mais tarde.
A privação do sono durante a adolescência relaciona-se com alterações da conducta podendo levar à depressão, baixa autoestima, bulimia, anorexia, inibição da criatividade, impulsividade e agressividade, menor capacidade de aprendizagem, maior predisposição ao consumo de substâncias alcoólicas e esquecimento.
Outro acontecimento muito importante e que é inibido pela falta de sono é a poda neural (eliminação das conexões neurais) fundamental para alcançar um bom desenvolvimento cerebral.
Durante a adolescência, a alteração fisiológica mais prevalente entre os adolescentes é o stress moderado a grave e a ansiedade, fatores que impedem o correto sono reparador e a consolidação e reorganização da aprendizagem, memória e experiências. Por outro lado, se se dorme menos aumenta o nível de stress levando a um círculo vicioso.
Conhecendo a causa principal que leva ao atraso do ciclo circadiano nos adolescente é importante que os pais criem um ambiente familiar calmo e de apoio emocional incondicional para que as poucas horas de sono sejam de qualidade e seguras e livres de tensão.