Já sabemos que dormir adequadamente as horas necessárias é fundamental para uma boa saúde e comportamento dos adolescentes. Evidências baseadas em estudos científicos, um deles realizado em 2017 na Inglaterra, dizem-nos que se for respeitado o atraso natural do ciclo circadiano dos jovens adolescentes, há uma melhoria nos resultados académicos, nas condutas e no sistema imunitário.
Como os pais não podem alterar os horários de entrada escolar de manhã (os jovens adolescentes tendem a acordar mais tarde) de que forma podemos induzir a sonolência nocturna mais cedo para que durmam as horas suficiente?
As familias têm um impacto muito importante na vida do adolescente e como tal é necessário animar os jovens a que estableçam hábitos saudáveis. Quanto mais cedo for criado o hábito mais enraizado e automatizado estará, realizando-o com pouco esforço e pouca força de vontade.
Há alguns conselhos que podem ajudar os pais a que os seus filhos durmam mais, destacando-se os seguintes:
- Duas horas antes de dormir, os nossos olhos não devem visualizar dispositivos digitais pela emissão da luz azul. A luz azul alerta o cérebro para a ação impedindo a relaxação.
- Suspender a visualização das redes sociais, horas antes, por provocarem perturbação do sono. O stress e a ansiedade que criam impede a segregação da melatonina.
- O telemóvel deve estar fora do quarto assim como o router. A radiação emitida interfere no funcionamento da glândula pineal.
- Uma hora antes, diminuir o ruído e baixar a intensidade da iluminação da casa.
- A leitura é um estimulante da relaxação e da sonolência
- Escutar música com ondas alfa. Estas ondas são utilizadas pelo cérebro para entrar no estado de relaxação consciente, reduzindo a atividade da mente racional e permitindo um estado de maior relaxação.
- Rezar ou meditar faz desconectar dos pensamentos negativos potenciando o bem estar emocional, crucial para uma noite bem dormida e feliz.
Recurso adicional
O sono não é simplesmente descanso, mas um processo ativo onde a aprendizagem e as experiências dos dia são integradas e consolidadas no cérebro. Quando um aluno sacrifica o sono para estudar mais horas do que o normal, esse aluno pode acabar por ter problemas académicos, como dificuldades numa tarefa ou teste, no dia seguinte.